O reforço escolar é um desafio para o profissional de educação, pois os professores tem a árdua tarefa de lidar com alunos fora de faixa etária, sem estímulos, repetentes e indisciplinados.
A falta de um apoio familiar muitas vezes acarreta grandes prejuízos na educação desses alunos e também o não comparecimento as aulas, pois estas são realizadas nos horários diferentes do turno escolar (contra turno).
O trabalho requer um planejamento diversificado para atender as dificuldades encontradas em cada aluno, que muitas vezes são de salas diferentes. Também o professor procura fazer um trabalho de conscientização com os mesmos mostrando que todos são capazes de aprender em nível de igualdade com o ritmo da turma no qual ele está inserido.
O professor precisa ter paciência e buscar estratégias que visem corrigir essas dificuldades, procurando sempre integração entre ambos, para que tenha um clima harmonioso em sala de aula. Os resultados são lentos, mais não impossíveis de serem alcançados.
A vantagem de ensinar reforço é a atenção dos alunos que se torna maior, o que cria condições para uma melhor aprendizagem superando assim diversos problemas. Portanto diante de muitos obstáculos é possível notar os avanços tanto na leitura, como na escrita sendo esse o principal objetivo a alcançar no desenvolvimento desse trabalho. A gratidão em ter alcançado um bom êxito no final do ano letivo dar a sensação de dever cumprido ao professor.
Professora Maria de Fátima Souza Araujo
Nenhum comentário:
Postar um comentário