Palavras da Diretora
- Palavras da Diretora:
O principal objetivo da educação é proporcionar ao ser humano a condição do exercício pleno da cidadania. Nós que fazemos parte da E E F Padre Cristiano Coelho, procuramos oportunizar aos nossos alunos uma formação critica e consciente através de uma educação inovadora e prioritário. Trabalhamos em equipe procurando incentivar nossos alunos na busca de uma aprendizagem significativa. A todos os visitantes do blog desejo uma boa leitura!
Nossos Professores
segunda-feira, 19 de setembro de 2011
A IMPORTÂNCI A DA LEITURA
quarta-feira, 14 de setembro de 2011
PROJETO CORAÇÃO DE ESTUDANTE
Aconteceu nos dias 24, 25 e 26 de agosto o Projeto Recreativo Coração de Estudante, que tinha como tema “Praticar esporte é bom demais”, na E.E.F Padre Cristiano Coelho e teve por finalidade dinamizar o dia do estudante, através de campeonatos esportivos e alguns jogos básicos usados na escola como: futsal, dominó e dama, sendo inovado e jogado de forma gigante na quadra poliesportiva da referida escola.
O projeto foi desenvolvido pelas professoras de Educação Física Juliete Felipe Sampaio e Cicera Lilian Feitosa Porfírio, e teve a participação de professores de outras disciplinas, núcleo gestor, funcionários em geral e Basto como árbitro para apitar o campeonato de futsal. Tivemos também o apoio de: Madeireira Madresul, Casa Leal, Shopping do Criador, Diretora Tereza Hercília, Frigorífico São Francisco, Academia Ritmo e dança Leonel construções e Juliete Sampaio.
Pedagogicamente, está provado, que as atividades lúdicas e recreativas bem elaboradas são ferramentas eficazes para elevar a auto-estima dos alunos, mantê-los motivados e ativos nos resultados educacionais.
terça-feira, 13 de setembro de 2011
ARRAIÁ PADRE CRISTIANO - O AUTO DA COMPADECIDA
Auto da Compadecida é uma peça teatral em forma de auto, em três atos escrita em 1955 pelo autor brasileiro Ariano Suassuna. Sua primeira encenação foi em 1995, em Recife, Pernambuco. Posteriormente houve nova encenação em 1974, com direção de João Cândido.
É um drama do Nordeste do Brasil. Insere elementos da tradição da literatura de cordel, de gênero comédia apresenta traços do barroco católico brasileiro, mistura cultura popular e tradição religiosa. Apresenta na escrita traços de linguagem oral por demonstrar na fala do personagem sua classe social, apresenta também regionalismos pelo fato de a história se passar no nordeste e o autor ter nascido lá.
Esta peça projetou Suassuna em todo o país e foi considerada, em 1962, por Sábato Magaldi "o texto mais popular do moderno teatro brasileiro’’
Foi apresentada em 1999 na Rede Globo de televisão como minissérie, O Auto da Compadecida (em que há um acréscimo do artigo "o" antes do nome original). Na adaptação feita para o cinema em 2000, também chamada O Auto da Compadecida, aparecem alguns personagens como o Cabo Setenta, Rosinha e Vicentão. Eles não fazem parte da peça original, e sim de A Inconveniência de Ter Coragem, também de Ariano Suassuna.
Com o tema o alto da compadecida a quadrilha da Escola Ensino Fundamental Padre Cristiano Coelho brilhou nos festejos juninos do município de Nova Olinda.
A mesma demonstrou a vida sofrida do nordestino e a constante espera por chuva. Foram dois meses em que a professora de E.d Física Juliete Sampaio, em parceria com o amigo da escola Jonas, ensaiou com os alunos, e o resultado foi apresentado no sitio barreiros (na ultima noite de festa do padroeiro daquela comunidade), na cidade de Altaneira (fazendo a abertura do festival de quadrilha da cidade), em nova Olinda como convidada no festival Municipal e no encerramento do 1º semestre da escola.
segunda-feira, 12 de setembro de 2011
DIA DA CONSCICÊNCIA NEGRA
O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto - preconceito, ou seja, da interiorização perante a sociedade.
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos; até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de maio, Abolição da Escravatura – comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a "generosidade" da Princesa Isabel.
Dia 01 a 20 de novembro foi trabalhado o Projeto Brasil de Cores, na escola de Ensino Fundamental Padre Cristiano Coelho. Durante este período foram realizadas atividades voltadas à data comemorativa, dia da consciência negra.
O objetivo do projeto foi conscientizar os alunos, fazendo-os refletirem sobre a igualdade de diretos que todos temos como seres humanos.
Foram trabalhados em sala de aula textos reflexivos, músicas, poemas e pesquisas. Cada professor ficou responsável junto com a turma de elaborar uma apresentação para o dia da culminância.
A culminância do projeto aconteceu no dia 20 de novembro de 2010 foi de acordo com as expectativas esperadas. A interação e participação dos alunos foram excelentes. Em cada turno houve varias apresentações.
No decorrer das apresentações foi lidos trechos do poema escrito pela professora Edna, relacionado ao tema. Os alunos mostraram seus conhecimentos e participaram do projeto através de parodias, poesias, peça teatral e danças finalizando com desfile da mais bela negra.
Professora Edna Belo